15 de Janeiro de 2019

Agências oferecem um conjunto único de valores

Em seu relatório anual, a 4A´s destaca que as agências permanecem sendo parceiras excepcionais para as marcas enfrentarem os desafios do presente e do futuro, por oferecerem um conjunto único de valores.

Desvios do bom caminho não são recomendáveis

 Se preferir, ouça essa notícia em nosso Podcast (duração: 01 minuto e 57 segundos)

Nos Estados Unidos, a redução dos níveis de remuneração e a diminuição da confiança mútua abalaram as relações cliente-agência e são problemas que já estão sendo enfrentados, pois as agências devem ser consideradas e utilizadas como parceiras permanentes das marcas e não meras fornecedoras eventuais.

Marla Kaplowitz, a CEO da 4A's, a entidade das agências americanas, concedeu uma excelente entrevista à AdExchanger, fazendo um balanço seu primeiro ano como principal executiva da tradicional associação, que desde 1917 luta pelos interesses desse setor e da publicidade como um todo.

Entre os pontos levantados por Marla, além dos apontados acima, está o fato de que os anunciantes precisam suprir suas agências com todas as informações pertinentes, para não reduzir a capacidade delas em pensarem de forma ampla nas oportunidades e problemas de seus clientes e as impedir de fazer o que sempre fizeram muito bem, que é atuar como consultoras de negócios e comunicação das marcas.

A CEO da 4A's também destaca dois movimentos que não deram muito certo por parte dos clientes, que é a de buscar todo o tipo de fornecedor "especializado", mas limitado, para tentar melhorar a produtividade de sua comunicação, e o de flertar com soluções in-house que já se provaram pouco eficientes e eficazes.

Um benefício dos padrões de relacionamento estabelecidos aqui no Brasil pela autorregulação ético-comercial é justamente o de apontar modelos e formatos de relação profissional e de remuneração que minimizam esses ruídos e "experiências" que, no final do dia, embaçam a visão dos envolvidos e os fazem pegar atalhos que acabam levando por caminhos piores e mais longos, afastando-os dos melhores trajetos.


 

Clique aqui e veja a entrevista completa - 8 minutos de leitura.
Clique aqui e conheça as atividades da 4A's em 2017,  - 10 a 120 minutos de leitura (o relatório tem link para 14 diferentes artigos sobre pontos que afetam as agências nos Estados Unidos).