Entidades Fundadoras:
  • logo ABA
  • logo ABAP
  • logo ABERT
  • logo ABTA
  • logo ANER
  • logo ANJ
  • imagem Central de Outdoor
  • logo FENAPRO
Entidades Associadas:
  • logo Abooh
  • logo IAB Brasil
  • logo Fenapex
Entidades Profissionais Aderentes / Conveniadas:
  • logo Associação dos Profissionais de Propaganda
  • logo Grupo de Atendimento SP
  • logo Grupo de Planejamento
  • logo Grupo de Mídia São Paulo
  • logo Associação Riograndense de Propaganda
  • logo Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa
  • logo Associação Baiana do Mercado Publicitário
Sobre o CENP >> Dúvidas frequentes

# Dúvidas frequentes

Os fornecedores também devem pagar comissão às agências?


Primeiro é necessário esclarecer que Veículo de Comunicação não deve ser entendido como Fornecedor. Uma vez feita tal distinção, não há previsão de concessão de comissão paga pelos fornecedores às agências, sendo, inclusive prática não recomendada. O cliente-anunciante, conforme itens 3.6.1 e 3.6.2 das Normas-Padrão paga honorários à agência sobre os serviços contratados de terceiros, não cabendo, portanto, ao fornecedor o pagamento de comissão. Vale frisar que não cabe remuneração de fornecedores às Agências pela intermediação da publicidade. Todos os descontos, ou qualquer tipo de concessão, devem ser revertidos em favor do cliente-anunciante.

Voltar