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Sobre o CENP >> CENP-Meios | Perguntas e Respostas

CENP-Meios | Perguntas e Respostas

ROTEIRO CENP-MEIOS

DEFINIÇÕES:

  1. O que é o Sistema CENP-Meios?

    É uma ferramenta que, utilizando dados de origem comprovada, mede o tamanho do investimento nacional em mídia. Substitui no mercado o projeto Intermeios, iniciativa pioneira do Grupo M&M em colaboração com veículos de comunicação. O CENP-Meios, mantida a confidencialidade absoluta dos dados fornecidos por agências, está sendo testado e nessa primeira fase contará com informações de aproximadamente 80 das maiores agências de publicidade do país, o que se estima representar no universo pesquisado, parcela significativamente preponderante das verbas de publicidade concretamente realizadas.

    Como subproduto, os dados fornecidos eletronicamente, e não armazenados porque são descartados na medida em que o sistema os recebe, vai possibilitar ao CENP a classificação das agências para o cumprimento de compromissos relacionados a pesquisa de mídia de que trata o Anexo A das Normas, constituindo por outro lado, insumo importante para todo o trabalho desenvolvido pelo Comitê Técnico de Mídia – CTM.

    O CENP-Meios é mais uma ferramenta a ser utilizada por anunciantes e suas agências nos seus projetos de divulgação e para os veículos na análise de sua participação no mercado publicitário.

  2. Qual é o organismo responsável por acompanhar a implantação do Sistema CENP- Meios?

    O CTCM – Comitê Técnico CENP-Meios, formado por representantes de Agências, Veículos e Anunciantes, é o organismo de apoio técnico ao Conselho Executivo do CENP, relativo ao tema CENP-Meios, sendo este último o colegiado responsável pela implantação do sistema e seus desdobramentos. Conheça os representantes em www.cenp.com.br/sobre-o-cenp/comite-cenp-meios.

  3. AGENTES ENVOLVIDOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA:

  4. Todas as Agências estão participando?

    Neste momento, são aproximadamente 80 Agências dos grupos 1, 2 e 3 (referência ao Anexo “A”), pois já possuem condições que favorecem o início da implementação, com suporte das empresas de software, dentre as quais a AdSolutions, Publi, VBS e Microuniverso.

  5. FINALIDADES:

  6. Para que servirão as informações coletadas pelo Sistema CENP-Meios?

    Serão utilizadas para:

    • (1) Divulgação: consolidada por totais de investimentos em (i) meios; (ii) região/mercado nacional e (iii) período, respeitado um atraso mínimo de 3 meses;
    • (2) Certificação: O sistema indicará, de forma automatizada e sem qualquer informação de valores, a qual grupo de enquadramento técnico a agência pertence, para efeitos do Anexo “A” das NPAP, cujo critério é o da receita de mídia da agência, que advém do desconto-padrão;
    • (3) CTM: Insumo para o Comitê Técnico de Mídia sugerir a pontuação dos estudos de mídia.
  7. FUNCIONAMENTO DO SISTEMA:

  8. Como ocorrerá a totalização e quais dados serão disponibilizados ao Sistema CENP-Meios?

    Os metadados serão enviados ao CENP-Meios mensalmente através do sistema da Agência (com atraso de 3 meses). Por meio de uma rotina em seus sistemas, um operador autorizado pela Agência solicita a criação de um arquivo em formato XML criptografado (sistema a sistema) e que posteriormente é transmitido aos servidores do CENP, apenas e exclusivamente com informações extraídas somente dos PI's de compra de mídia faturada pelas Agências, totalizados por:

    • Período de veiculação;
    • Praça/mercado de Veiculação e UF;
    • Meio;
    • Agência;
    • Valor total faturado¹

    Não são enviados quaisquer dados individualizados de PI’s ao CENP-Meios e não haverá nenhuma “intervenção” do sistema CENP-Meios nos sistemas das Agências, o trânsito é inverso, os sistemas das Agências é que deverão alimentar o sistema CENP-Meios. Não haverá nenhuma ingerência sistêmica por parte do CENP.

  9. Como ocorrerá a coleta de dados se houver contratação/pagamento antecipado da mídia (veiculação)?

    O PI faturado, emitido para contratação/pagamento antecipado, não será considerado pelo Sistema CENP-Meios. O sistema considerará somente o PI de cada período (mês) da veiculação que, por sua vez e necessariamente, deve ter o valor referente a este período (mês) e, claro, vinculado ao PI faturado (identificado por recursos específicos de cada sistema e que devem ser observados no momento da criação do PI, para que os sistemas consigam identificar o que é PI de pagamento antecipado e o que é PI de utilização/veiculação). Isto se dá em razão das apurações serem referentes ao período/mês de veiculação, e não de pagamento. Mais informações envie e-mail para cenp@cenp.com.br

  10. O Sistema CENP-Meios coletará dados da remuneração da Agência?

    Não será coletado nenhum dado de remuneração da Agência. Com base na receita de mídia anual (que será obtida com base nos valores líquidos de mídia faturados), referência aprovada pelo Conselho Executivo para o enquadramento das agências em grupos técnicos, a própria Agência informará a qual grupo técnico pertence. Esta informação será verificada com apoio do sistema CENP-Meios que, de forma automatizada, fará os cálculos parametrizados conforme as normas, informando a que grupo técnico determinada agência pertence, sem qualquer informação de valor, tornando ainda mais segura a relação da agência com o CENP.

  11. Há alguma identificação do cliente ou campanha?

    Não! Nem de Anunciantes, nem de campanhas ou mesmo de Veículos. Os dados serão totalizados por meio e mercado (praça), conforme previstos nos filtros acima, não havendo envio de nenhuma outra informação.

  12. Qual o impacto interno/administrativo e técnico para as Agências?

    O processo é bem simples e contou com o apoio e empenho das empresas de sistemas (software houses) que atendem as agências e de suas respectivas áreas de TI. Em relação aos critérios de classificação técnica das Agências certificadas para os compromissos do Anexo A das Normas e Resolução 001/17 (Compromissos com Pesquisa), será considerada a receita de mídia², que será obtida a partir dos metadados coletados pelo CENP-Meios.

  13. Existe algum modelo de divulgação das informações?

    A princípio, serão divulgados os totais agrupados/totalizados de todas as agências por meio e por região. Nenhuma informação de uma agência individualmente considerada será divulgada.

  14. SEGURANÇA:

  15. O sistema CENP-Meios é seguro?

    Foram adotadas as seguintes medidas de segurança:

    • (1) O sistema funcionará em servidor do CENP, isoladamente, sem possibilidade de acesso externo ou com outros softwares;
    • (2) Os arquivos e seu trânsito (sistema a sistema) são criptografados de ponta a ponta, sem intervenção nenhuma;
    • (3) A análise de integridade e segurança do sistema foi realizado pela KPMG, com testes e retestes;
    • (4) O sistema pode ser auditado por terceiros interessados, desde que arquem com os respectivos custos;
    • (5) O acesso somente será realizado por colaborador(es) com compromisso de confidencialidade;
  16. INFORMAÇÕES GERAIS:

  17. Quais são os passos que a Agência certificada deve adotar para atender o pedido do CENP quanto a implantação do Sistema CENP-Meios?

    • 1) Indicar por e-mail o nome do profissional na agência, responsável pelas tratativas com o CENP, para os assuntos relacionados à implantação do CENP-Meios;
    • 2) Entrar em contato com sua software house para atualização do seu sistema;
    • 3) Enviar e-mail ao CENP solicitando os dados para parametrização do sistema CENP-Meios (login e senha);
    • 4) Enviar, via sistema, as informações da compra de mídia faturada.
  18. Há cuidados/mudanças no preenchimento do PI?

    As áreas de mídia das Agências estão sendo orientadas para o preenchimento do PI, de forma que os resultados indicativos ao mercado sejam os mais próximos da realidade possível. Assim, os meios são:

    • CINEMA (CN);
    • INTERNET-BUSCA(IB);
    • INTERNET-SOCIAL (IS);
    • INTERNET-VÍDEO (IV);
    • INTERNET-ÁUDIO (IA);
    • INTERNET DISPLAY E OUTROS (ID);
    • JORNAL (JR)*;
    • REVISTA (RV)*;
    • TELEVISÃO POR ASSINATURA (TA)*;
    • OOH/MIDIA EXTERIOR (OU);
    • RÁDIO (RD);
    • TELEVISÃO ABERTA (TV).

    * Para os meios Jornal, Revista e Televisão por Assinatura, as indicações dos meios deverão ser feitas para jornal, revista ou televisão por assinatura, independentemente da plataforma.

    Esclarecemos que foi elaborada, com a ajuda das software houses mencionadas no item 3 deste “perguntas e respostas”, uma solução que permite identificar os meios Jornal, Revista e TV por Assinatura, quando se tratar de veiculação em ambiente de internet e/ou outros, o que dependerá, evidentemente, da participação efetiva dos profissionais de mídia na tarefa de preencherem os PI’s, conforme detalhamento abaixo:

    Meio: Internet*

    • Internet-Busca (quando se tratar de veículos buscadores);
    • Internet-Social (quando se tratar de redes sociais);
    • Internet-Vídeo (quando se tratar de utilização de mensagens de vídeos);
    • Internet-Áudio (quando se tratar de utilização de mensagens de áudio);
    • Internet-Display e outros;
    • Jornal (quando se tratar da utilização de jornal em outras plataformas)
    • Revista (idem jornal)
    • TV por Assinatura (idem jornal)

    Essa solução, que conta inclusive com a ajuda técnica do Grupo de Mídia de SP para disseminação da informação, ainda está em implementação (ago/2018), em razão de todos os desafios tecnológicos e culturais envolvidos nesse processo.

    Para praça/mercado/município e UF, utilizar como referência os parâmetros do IBGE, sempre que possível, caso contrário, seguir orientação do veículo.

    Para mercado nacional, utilizar como praça “BRASIL” e UF “BR”.

    Não considerar mercado internacional, visto que o CENP-Meios só tratará de compras e veiculações em território nacional.

LEITURA COMPLEMENTAR RECOMENDADA:

Para mais informações sobre o CENP-Meios, seguem alguns links disponíveis em nosso site:

¹Valor Faturado é a remuneração do Veículo de Comunicação, resultado da diferença entre o “Valor Negociado” e o “Desconto-Padrão”.
Valor Negociado é o valor fixado na lista pública de preços dos Veículos de Comunicação, já deduzidos os descontos comerciais.
Desconto-Padrão de Agência ou simplesmente Desconto-Padrão é a remuneração da Agência de Publicidade pela concepção, execução e distribuição de propaganda, por ordem e conta de clientes anunciantes, na forma de percentual estabelecido pelas Normas-Padrão, calculado sobre o “Valor Negociado”, cuja recomendação normativa é que o seu valor não seja inferior à 20%.

²Receita de Mídia: Trata-se do valor referente ao desconto-padrão de agência, ou seja, aquele valor fixado pelos veículos de comunicação, com exclusividade, às agências de publicidade, não inferior a 20% sobre o valor da mídia negociada.