# Livro do CENP

Na sua biblioteca ou sobre a mesa do escritório não pode faltar o livro "Compliance e proposições éticas na autorregulação da publicidade" editado pelo CENP com o objetivo de contribuir para uma maior difusão e melhor compreensão pelos agentes do mercado de comunicação a respeito das leis e normas que norteiam as relações ético-comerciais da publicidade no Brasil".

Aplicado às relações ético-comerciais na publicidade brasileira, o conceito de compliance significa maior segurança e estabilidade para a atuação dos agentes do mercado, num momento em que cresce a responsabilidade das empresas.

A recente aprovação da Lei 12.846/13 (Lei da Empresa Limpa), por exemplo, que estende à pessoa jurídica eventuais infrações de seus funcionários, preconiza que uma empresa estará mais segura quanto mais seguir as leis e também a autorregulação de seu mercado. Ou seja, estando compliance com as leis e as normas convencionais do mercado publicitário, normas estas garantidas e fiscalizadas pelo CENP, mais qualificadas e seguras estarão as empresas de publicidade brasileiras.

No ano passado, o Conselho Executivo do CENP aprovou ajuste nas Normas-Padrão que ampliaram ainda mais a transparência e liberdade para realização dos negócios entre anunciantes, agências e veículos. A partir de então, o Conselho de Ética do CENP passou a aplicar o conceito de compliance ou non compliance para as relações ético-comerciais. Assim, o livro é um manual importante e obrigatório para se ter por perto, para consulta e aplicação efetiva de suas recomendações.

O livro tem versões para o inglês e para o espanhol, refletindo a internacionalização da publicidade brasileira e pode ser baixado gratuitamente aqui no site.

Compliance com as Normas-Padrão significa maior segurança e estabilidade para a atuação dos agentes do mercado, num momento em que cresce a responsabilidade das empresas, fato reforçado, por exemplo, pela recente aprovação da Lei 12.846/13 (Lei da Empresa Limpa ou Lei Anticorrupção) que estende à pessoa jurídica eventuais infrações de seus funcionários.

Para facilitar o entendimento do conceito aplicado à comunicação publicitária, o CENP editou um livro considerado essencial para as boas práticas ético-comerciais. Concisa e objetiva, a publicação sana dúvidas e mostra porque anunciantes, agências e veículos que atuam em compliance com as leis federais e as convenções de mercado obtêm melhores resultados e reduzem o risco de ocorrência de situações indesejadas nas suas relações ético-comerciais.

Meio & Mensagem - 03/03/2014 - Errata - Compliance na Publicidade

Meio & Mensagem - 24/02/2014 - Cenp adota novo rito

Adnews - 21/02/2014 - "CENP lança livro sobre compliance na publicidade"

Diário Catarinense - 20/02/2014 - "Publicação reúne normas"

ABERT - 18/02/2014 - "Cenp lança livro para facilitar entendimento de normas e compliance"

Programa Grandes Nomes da Propaganda - "Compliance - essencial para Agências, Veículos e Anunciantes - entrevista com Caio Barsotti"

Meio & Mensagem - 18/02/2014 - "Publicação do CENP detalha novas normas"

Propmark - 18/02/2014 - "CENP lança livro para facilitar entendimento de normas e compliance"

CENP em Revista - Edição nº 37 - Dezembro/2013 - "Compliance - A certeza da boa governança corporativa"
(Página nº 6 à 18 do CENP em Revista)

Jornal Propaganda & Marketing - 11/10/2013 - "Com nova resolução, Cenp indicará relações de 'non compliance'

Jornal Meio & Mensagem - 10/10/2013 - "Compliance passa a ser adotado pelo CENP"