O encontro que ocorreu na casa Vetro, em Porto Alegre, contou com a presença de lideranças gaúchas e nacionais
O painel A agenda da transformação: como navegar em tempos incertos teve a participação de dirigentes da Google, Tramontina e AlmapBBDO | Foto: Pedro Piegas
Na manhã desta terça-feira, Porto Alegre foi palco da 4ª edição do CenpHub – Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário, um evento marcado por imersão, conexões e troca de experiências relevantes para o setor publicitário, negócios e a sociedade. O encontro, realizado na Casa Vetro, reuniu lideranças locais e nacionais com o objetivo de fortalecer o mercado publicitário gaúcho, especialmente no contexto de reconstrução após as recentes enchentes no Rio Grande do Sul.
Na abertura do evento, o vice-governador Gabriel Souza destacou o momento desafiador para a comunicação e ressaltou o empenho do governo em promover produtos gaúchos e estimular o setor econômico.
Durante o painel A agenda da transformação: como navegar em tempos incertos – moderado pelo executivo de negócios da Record TV, Felipe Snege – a diretora de marketing corporativo da Tramontina, Rosane Fantinelli; o Gerente de Desenvolvimento de Negócios do Google, Cássio Brandão; e a vice-presidente de mídia e dados da AlmapBBDO, Rafaela Alves, exploraram as oportunidades e desafios da nova era da publicidade.
Rosane Fantinelli, da Tramontina, compartilhou sua visão sobre as mudanças no marketing, comparando os tempos em que as campanhas se concentravam na TV com o atual foco no digital. A diretora de marketing ressaltou a necessidade de conhecer “a jornada do consumidor”, desejos e comportamentos, e a necessidade de definir um público-alvo nas campanhas publicitárias. E observou a importância de olhar para o público jovem, um futuro consumidor e que pode ter vínculos emocionais com as marcas. Rosane defendeu que as agências e veículos de comunicação devem desafiar as empresas com novas perspectivas, comparando o papel deles ao de um terapeuta que diz o que a empresa precisa ouvir, mesmo que seja desconfortável.
Ela afirma que a criatividade deve respeitar a cultura da empresa, mas sem medo de inovar e provocar e observa que o custo-benefício, o preço e a expectativa nem sempre estão alinhados e que, em um mundo em mudança, é essencial entender as novas tendências e comportamentos para se conectar melhor com o público.
O encontro, realizado na Casa Vetro, reuniu lideranças locais e nacionais | Foto: Pedro Piegas
Rafaela Alves, da AlmapBBDO, abordou os desafios na liderança e o papel estratégico da mídia e da criatividade nas operações de marketing. Ela refletiu sobre a importância de reter talentos e da responsabilidade na criação de uma indústria sólida. Destacando que a estrutura de equipes precisa ser pensada estrategicamente, não como um simples custo operacional.
Rafaela também sublinhou a integração entre dados, mídia e criatividade, argumentando que atualmente os dados são fundamentais para o sucesso no marketing e que o modelo tradicional de avaliar campanhas de forma reativa já não funciona. Ela observou que embora dados e mídia sustentem as operações, é a criatividade que diferencia as marcas em meio ao excesso de comunicação. Segundo Rafaela, para que dados e mídia realmente suportem a criatividade, é essencial envolvê-los desde o início do planejamento estratégico. “A criatividade vem a partir da coleta de dados”, disse ressaltando que o “conforto é um lugar perigoso”.
As oportunidades e desafios para gestores de marca foram destacados pelo Gerente de Desenvolvimento de Negócios do Google, Cássio Brandão. Ele reforçou o papel da empresa como um “termômetro” de tendências e comportamentos de consumo, que se tornaram cada vez mais complexos com o avanço dos dispositivos digitais.
Brandão citou exemplos de campanhas segmentadas para a saúde pública, demonstrando como dados ajudam a personalizar e otimizar a comunicação para gerar resultados mais eficientes. Ele também considerou que as estratégias de marketing podem ser realizadas em diferentes momentos e a necessidade das marcas estarem atentas a essas nuances para fortalecerem a conexão com os consumidores. Brandão também comentou sobre o impacto da inteligência artificial no marketing, destacando seu potencial para otimizar processos e aprimorar a conexão com os consumidores.