Agências participantes do painel registraram movimentação de R$ 10,608 bilhões na primeira metade do ano, superior ao apontado no mesmo período de 2023
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Nos seis primeiros meses de 2024, as agências de publicidade que compõem o painel do Cenp-Meios reportaram um investimento em mídia de R$ 10,608 bilhões, um valor 16% superior ao registrado no primeiro trimestre de 2023 (R$ 9,144 bilhões).
Os resultados semestrais do Cenp-Meios foram divulgados na manhã desta quinta-feira, 5, e reúnem informações de 325 agências participantes do painel. No primeiro semestre de 2023, participaram 219 agências e, na época, o crescimento registrado havia sido de 10% em comparação com o primeiro semestre de 2022.
Na interpretação de Luiz Lara, presidente do Cenp e chairman do grupo TBWA no Brasil, o crescimento dos negócios na primeira metade do ano sinaliza que 2024 deverá registrar marcos importantes para a indústria de publicidade brasileira.
“Como historicamente, o aporte tende a ser maior no segundo semestre, tudo nos leva a crer que com novas frentes como Rock in Rio, Black Friday e eleições, fecharemos 2024 com um marco significativo para o nosso negócio”, declarou.
TV aberta e Internet praticamente empatam em investimentos
Em continuidade a uma tendência que vinha já se apresentando nos painéis anteriores do Cenp-Meios, a TV aberta e Internet estão bem próximas de um empate em relação à participação no bolo publicitário.
A TV Aberta ainda lidera, com 39,5% do total dos investimentos (o que, em números, significa R$ 4,193 bilhões). Já a Internet vem logo em seguida, com share de 38,2% e investimento de R$ 4,051 bilhões.
Para efeito comparativo, no primeiro semestre de 2023, a TV Aberta havia registrado um investimento em compra de mídia de R$ 3,933 bilhões e participação de 43%. No mesmo período, a Internet havia registrado faturamento de R$ 3,370 bilhões e share de 36,9%.
OOH e TV por assinatura
A mídia out-of-home registrava, no primeiro trimestre de 2023, um share de 9,2%. Agora, no relatório atual, o meio ampliou sua participação para 11,2%.
Em números, nos primeiros seis meses deste ano, a mídia out-of-home registrou faturamento de R$ 1,182 bilhão. Em 2023, o faturamento semestral do meio havia sido de R$ 844 milhões.
A TV por assinatura também cresceu, tanto em termos de faturamento quanto de share. O meio tinha, no primeiro semestre de 2023, registrado movimentação de R$ 458 milhões em compra de mídia e, agora, aparece no relatório do Cenp-Meios com movimentação de R$ 555 milhões.
Em termos de share, a TV paga variou de 5,0% em 2023 para 5,2% no primeiro semestre de 2024.
Jornal, Cinema, Radio e Revista
De acordo com o painel do Cenp-Meios, o share do Jornal e Cinema não tiveram variação em relação aos dados do primeiro semestre de 2023. Na primeira metade do ano, Jornal teve participação de 1,4% enquanto o Cinema manteve 0,2%.
Em números, o faturamento em compra de mídia do meio Jornal foi de R$ 145 milhões enquanto o do Cinema foi de 24,3 milhões.
O Rádio registrou movimentação de R$ 416 milhões em compra de mídia no primeiro semestre deste ano (no ano anterior, era R$ 364 milhões). Em participação, porém, houve um recuo no share, de 4,0% para 3,9%.
Já o meio Revista teve crescimento no faturamento em comparação com o ano anterior, indo de R$ 26,1 milhões no primeiro semestre de 2023 para R$ 38,2 milhões neste ano. O share da Revista passou de 0,3% para 0,4%.
Fonte da matéria: https://www.meioemensagem.com.br/midia/cenp-meios-aponta-crescimento-de-16-no-primeiro-semestre-de-2024
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