Projeção Cenp-Meios Kantar indica movimento de R$ 64,7 bilhões em investimentos em mídia via agências em 2024
- thaianereis2
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Resultado do cruzamento das duas bases indica crescimento de 12,5%, reafirmando a força do ecossistema de agências de publicidade no Brasil
O ecossistema das agências de publicidade no Brasil foi responsável por investir R$ 64,7 bilhões em mídia em 2024, crescimento de 12,5% sobre o ano anterior. O montante foi calculado através de uma projeção feita a partir da aplicação do percentual médio de desconto por meio aferido pelo Painel Cenp-Meios, composto por 339 agências, sobre as mais de 4000 agências de publicidade do Brasil que tem suas veiculações capturadas pelos sistemas da Kantar IBOPE Media.
Esta é a segunda edição da iniciativa realizada pelo Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp) com o apoio da Kantar IBOPE Media que busca trazer uma projeção dos investimentos em mídia no Brasil realizados via agências de publicidade. A metodologia do levantamento foi desenvolvida pelo consultor e professor da EASESP-FGV, Marcelo Coutinho
"A Projeção de Investimentos em Mídia via Agências de Publicidade é mais uma contribuição do Cenp para mostrar a força das agências de publicidade na economia brasileira, mesmo em um ano marcado por algumas turbulências decorrentes do aumento dos juros e do cenário internacional", afirma Luiz Lara, presidente do Cenp.
Os dados compilados pelo Cenp-Meios referem-se aos espaços publicitários comprados por 339 agências de todo o país ao longo de 2024. São dados dos PIs (Pedido de Inserção), executados pelos veículos. Esse montante do que foi efetivamente desembolsado pelas agências é atribuído ao que foi veiculado por este grupo na base da Kantar IBOPE Media e projetado sobre as veiculações das demais agências do país, utilizando a mesma base.
“A indústria publicitária brasileira encerrou 2024 com crescimento expressivo em investimentos. A confiança dos anunciantes foi um fator essencial para essa retomada, assim como o papel estratégico das agências na definição de planejamentos mais eficazes. A grande participação das agências no montante investido em mídia evidencia sua grande relevância para a indústria”, diz Muryel Methner, diretora de negócios da Kantar IBOPE Media.
É importante considerar que, nesta avaliação, não estão consideradas as eventuais compras de mídia que são realizadas diretamente por anunciantes junto aos veículos, sem passar pelas agências de publicidade.
Para efeitos de comparação, o painel Cenp-Meios relativo à movimentação de 2024, construído com base nas informações de compra de mídia fornecidas por 339 agências de publicidade, apontou que as veiculações realizadas via essa base de agências alcançaram o montante de R$ 26,3 bilhões.
Nota técnica sobre a pesquisa.
A Kantar IBOPE Media mensura o investimento em mídia por meio de seu serviço AdInsights que, além de considerar os investimentos em mídia intermediados por agências de publicidade, também considera os investimentos diretos feitos por anunciantes. Em 2023 e 2024, o estudo Inside Advertising apresentou alterações na cobertura de canais mensurados pela Kantar IBOPE Media. Mais informações em www.kantaribopemedia.com