Entidades Fundadoras:
  • logo ABA
  • logo ABAP
  • logo ABERT
  • logo ABTA
  • logo ANER
  • logo ANJ
  • imagem Central de Outdoor
  • logo FENAPRO
Entidades Associadas:
  • logo Abooh
  • logo IAB Brasil
  • logo Fenapex
Entidades Profissionais Aderentes / Conveniadas:
  • logo Associação dos Profissionais de Propaganda
  • logo Grupo de Atendimento SP
  • logo Grupo de Planejamento
  • logo Grupo de Mídia São Paulo
  • logo Associação Riograndense de Propaganda
  • logo Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa
  • logo Associação Baiana do Mercado Publicitário
CENP-Meios

Painel 2017 - 75 Agências

Investimentos em Mídia via agências de publicidade por meio (JAN-DEZ/2017) Nacional

Ano 2017
MEIOS Valor Faturado * Share (%)
CINEMA R$ 43.916.461,13 0,3%
INTERNET R$ 2.423.044.578,99 14,6%
JORNAL R$ 522.184.735,80 3,1%
OOH/MÍDIA EXTERIOR R$ 1.424.610.831,72 8,6%
RÁDIO R$ 854.056.424,41 5,1%
REVISTA R$ 347.663.154,62 2,1%
TELEVISÃO ABERTA R$ 9.695.650.302,14 58,3%
TELEVISÃO POR ASSINATURA R$ 1.315.632.266,61 7,9%
Total R$ 16.626.758.755,42

Investimentos em mídia via agências de publicidade (JAN-DEZ/2017)
por Regiões

Ano 2017
REGIÃO Valor Faturado * Share (%)
CENTRO-OESTE R$ 358.437.086,57 2,2%
NORDESTE R$ 742.592.542,66 4,5%
NORTE R$ 92.953.298,31 0,6%
SUDESTE R$ 4.827.461.528,28 29,0%
SUL R$ 956.342.356,76 5,8%
MERC. NACIONAL R$ 9.648.971.942,84 58,0%
Total R$ 16.626.758.755,42

Fonte

CENP-Meios é um sistema do CENP - Conselho Executivo das Normas-Padrão que totaliza metadados referentes a compras de mídia realizadas por agências certificadas por ordem e conta de clientes-anunciantes. Os valores são totalizados e agregados por meio, período ou região, não sendo obtidos pelo sistema quaisquer dados reais negociados individualmente em cada transação. Saiba mais.

Notas gerais:

¹Mercado Nacional: refere-se às veiculações em tempo e/ou espaço simultâneo, em todas as praças de abrangência do veículo de comunicação, não se confundindo com a consolidação dos resultados por praça ou região. O mercado nacional pode ser considerado como mais uma região.

²Conheça as 75 Agências participantes do sistema CENP-Meios

* Valor Faturado é a remuneração do Veículo de Comunicação, resultado da diferença entre o “Valor Negociado” e o “Desconto-Padrão”.

Valor Negociado é o valor fixado na lista pública de preços dos Veículos de Comunicação, já deduzidos os descontos comerciais.

Desconto-Padrão de Agência ou simplesmente Desconto-Padrão é a remuneração da Agência de Publicidade pela concepção, execução e distribuição de propaganda, por ordem e conta de clientes anunciantes, na forma de percentual estabelecido pelas Normas-Padrão, calculado sobre o “Valor Negociado”, cuja recomendação normativa é que o seu valor não seja inferior à 20%.

Perguntas e Respostas

ROTEIRO CENP-MEIOS

DEFINIÇÕES:

  1. O que é o Sistema CENP-Meios?

    É uma ferramenta que, utilizando dados de origem comprovada, mede o tamanho do investimento nacional em mídia. Substitui no mercado o projeto Intermeios, iniciativa pioneira do Grupo M&M em colaboração com veículos de comunicação. O CENP-Meios, mantida a confidencialidade absoluta dos dados fornecidos por agências, está sendo testado e nessa primeira fase contará com informações de aproximadamente 80 das maiores agências de publicidade do país, o que se estima representar no universo pesquisado, parcela significativamente preponderante das verbas de publicidade concretamente realizadas.

    Como subproduto, os dados fornecidos eletronicamente, e não armazenados porque são descartados na medida em que o sistema os recebe, vai possibilitar ao CENP a classificação das agências para o cumprimento de compromissos relacionados a pesquisa de mídia de que trata o Anexo A das Normas, constituindo por outro lado, insumo importante para todo o trabalho desenvolvido pelo Comitê Técnico de Mídia – CTM.

    O CENP-Meios é mais uma ferramenta a ser utilizada por anunciantes e suas agências nos seus projetos de divulgação e para os veículos na análise de sua participação no mercado publicitário.

  2. Qual é o organismo responsável por acompanhar a implantação do Sistema CENP- Meios?

    O CTCM – Comitê Técnico CENP-Meios, formado por representantes de Agências, Veículos e Anunciantes, é o organismo de apoio técnico ao Conselho Executivo do CENP, relativo ao tema CENP-Meios, sendo este último o colegiado responsável pela implantação do sistema e seus desdobramentos. Conheça os representantes em www.cenp.com.br/sobre-o-cenp/comite-cenp-meios.

  3. AGENTES ENVOLVIDOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA:

  4. Todas as Agências estão participando?

    Neste momento, são aproximadamente 80 Agências dos grupos 1, 2 e 3 (referência ao Anexo “A”), pois já possuem condições que favorecem o início da implementação, com suporte das empresas de software, dentre as quais a AdSolutions, Publi, VBS e Microuniverso.

  5. FINALIDADES:

  6. Para que servirão as informações coletadas pelo Sistema CENP-Meios?

    Serão utilizadas para:

    • (1) Divulgação: consolidada por totais de investimentos em (i) meios; (ii) região/mercado nacional e (iii) período, respeitado um atraso mínimo de 3 meses;
    • (2) Certificação: O sistema indicará, de forma automatizada e sem qualquer informação de valores, a qual grupo de enquadramento técnico a agência pertence, para efeitos do Anexo “A” das NPAP, cujo critério é o da receita de mídia da agência, que advém do desconto-padrão;
    • (3) CTM: Insumo para o Comitê Técnico de Mídia sugerir a pontuação dos estudos de mídia.
  7. FUNCIONAMENTO DO SISTEMA:

  8. Como ocorrerá a totalização e quais dados serão disponibilizados ao Sistema CENP-Meios?

    Os metadados serão enviados ao CENP-Meios mensalmente através do sistema da Agência (com atraso de 3 meses). Por meio de uma rotina em seus sistemas, um operador autorizado pela Agência solicita a criação de um arquivo em formato XML criptografado (sistema a sistema) e que posteriormente é transmitido aos servidores do CENP, apenas e exclusivamente com informações extraídas somente dos PI's de compra de mídia faturada pelas Agências, totalizados por:

    • Período de veiculação;
    • Praça/mercado de Veiculação e UF;
    • Meio;
    • Agência;
    • Valor total faturado¹

    Não são enviados quaisquer dados individualizados de PI’s ao CENP-Meios e não haverá nenhuma “intervenção” do sistema CENP-Meios nos sistemas das Agências, o trânsito é inverso, os sistemas das Agências é que deverão alimentar o sistema CENP-Meios. Não haverá nenhuma ingerência sistêmica por parte do CENP.

  9. Como ocorrerá a coleta de dados se houver contratação/pagamento antecipado da mídia (veiculação)?

    O PI faturado, emitido para contratação/pagamento antecipado, não será considerado pelo Sistema CENP-Meios. O sistema considerará somente o PI de cada período (mês) da veiculação que, por sua vez e necessariamente, deve ter o valor referente a este período (mês) e, claro, vinculado ao PI faturado (identificado por recursos específicos de cada sistema e que devem ser observados no momento da criação do PI, para que os sistemas consigam identificar o que é PI de pagamento antecipado e o que é PI de utilização/veiculação). Isto se dá em razão das apurações serem referentes ao período/mês de veiculação, e não de pagamento. Mais informações envie e-mail para cenp@cenp.com.br

  10. O Sistema CENP-Meios coletará dados da remuneração da Agência?

    Não será coletado nenhum dado de remuneração da Agência. Com base na receita de mídia anual (que será obtida com base nos valores líquidos de mídia faturados), referência aprovada pelo Conselho Executivo para o enquadramento das agências em grupos técnicos, a própria Agência informará a qual grupo técnico pertence. Esta informação será verificada com apoio do sistema CENP-Meios que, de forma automatizada, fará os cálculos parametrizados conforme as normas, informando a que grupo técnico determinada agência pertence, sem qualquer informação de valor, tornando ainda mais segura a relação da agência com o CENP.

  11. Há alguma identificação do cliente ou campanha?

    Não! Nem de Anunciantes, nem de campanhas ou mesmo de Veículos. Os dados serão totalizados por meio e mercado (praça), conforme previstos nos filtros acima, não havendo envio de nenhuma outra informação.

  12. Qual o impacto interno/administrativo e técnico para as Agências?

    O processo é bem simples e contou com o apoio e empenho das empresas de sistemas (software houses) que atendem as agências e de suas respectivas áreas de TI. Em relação aos critérios de classificação técnica das Agências certificadas para os compromissos do Anexo A das Normas e Resolução 001/17 (Compromissos com Pesquisa), será considerada a receita de mídia², que será obtida a partir dos metadados coletados pelo CENP-Meios.

  13. Existe algum modelo de divulgação das informações?

    A princípio, serão divulgados os totais agrupados/totalizados de todas as agências por meio e por região. Nenhuma informação de uma agência individualmente considerada será divulgada.

  14. SEGURANÇA:

  15. O sistema CENP-Meios é seguro?

    Foram adotadas as seguintes medidas de segurança:

    • (1) O sistema funcionará em servidor do CENP, isoladamente, sem possibilidade de acesso externo ou com outros softwares;
    • (2) Os arquivos e seu trânsito (sistema a sistema) são criptografados de ponta a ponta, sem intervenção nenhuma;
    • (3) A análise de integridade e segurança do sistema foi realizado pela KPMG, com testes e retestes;
    • (4) O sistema pode ser auditado por terceiros interessados, desde que arquem com os respectivos custos;
    • (5) O acesso somente será realizado por colaborador(es) com compromisso de confidencialidade;
  16. INFORMAÇÕES GERAIS:

  17. Quais são os passos que a Agência certificada deve adotar para atender o pedido do CENP quanto a implantação do Sistema CENP-Meios?

    • 1) Indicar por e-mail o nome do profissional na agência, responsável pelas tratativas com o CENP, para os assuntos relacionados à implantação do CENP-Meios;
    • 2) Entrar em contato com sua software house para atualização do seu sistema;
    • 3) Enviar e-mail ao CENP solicitando os dados para parametrização do sistema CENP-Meios (login e senha);
    • 4) Enviar, via sistema, as informações da compra de mídia faturada.
  18. Há cuidados/mudanças no preenchimento do PI?

    As áreas de mídia das Agências estão sendo orientadas para o preenchimento do PI, de forma que os resultados indicativos ao mercado sejam os mais próximos da realidade possível. Assim, os meios são:

    • CINEMA (CN);
    • INTERNET-BUSCA(IB);
    • INTERNET-SOCIAL (IS);
    • INTERNET-VÍDEO (IV);
    • INTERNET-ÁUDIO (IA);
    • INTERNET DISPLAY E OUTROS (ID);
    • JORNAL (JR)*;
    • REVISTA (RV)*;
    • TELEVISÃO POR ASSINATURA (TA)*;
    • OOH/MIDIA EXTERIOR (OU);
    • RÁDIO (RD);
    • TELEVISÃO ABERTA (TV).

    * Para os meios Jornal, Revista e Televisão por Assinatura, as indicações dos meios deverão ser feitas para jornal, revista ou televisão por assinatura, independentemente da plataforma.

    Esclarecemos que foi elaborada, com a ajuda das software houses mencionadas no item 3 deste “perguntas e respostas”, uma solução que permite identificar os meios Jornal, Revista e TV por Assinatura, quando se tratar de veiculação em ambiente de internet e/ou outros, o que dependerá, evidentemente, da participação efetiva dos profissionais de mídia na tarefa de preencherem os PI’s, conforme detalhamento abaixo:

    Meio: Internet*

    • Internet-Busca (quando se tratar de veículos buscadores);
    • Internet-Social (quando se tratar de redes sociais);
    • Internet-Vídeo (quando se tratar de utilização de mensagens de vídeos);
    • Internet-Áudio (quando se tratar de utilização de mensagens de áudio);
    • Internet-Display e outros;
    • Jornal (quando se tratar da utilização de jornal em outras plataformas)
    • Revista (idem jornal)
    • TV por Assinatura (idem jornal)

    Essa solução, que conta inclusive com a ajuda técnica do Grupo de Mídia de SP para disseminação da informação, ainda está em implementação (ago/2018), em razão de todos os desafios tecnológicos e culturais envolvidos nesse processo.

    Para praça/mercado/município e UF, utilizar como referência os parâmetros do IBGE, sempre que possível, caso contrário, seguir orientação do veículo.

    Para mercado nacional, utilizar como praça “BRASIL” e UF “BR”.

    Não considerar mercado internacional, visto que o CENP-Meios só tratará de compras e veiculações em território nacional.

LEITURA COMPLEMENTAR RECOMENDADA:

Para mais informações sobre o CENP-Meios, seguem alguns links disponíveis em nosso site:

¹Valor Faturado é a remuneração do Veículo de Comunicação, resultado da diferença entre o “Valor Negociado” e o “Desconto-Padrão”.
Valor Negociado é o valor fixado na lista pública de preços dos Veículos de Comunicação, já deduzidos os descontos comerciais.
Desconto-Padrão de Agência ou simplesmente Desconto-Padrão é a remuneração da Agência de Publicidade pela concepção, execução e distribuição de propaganda, por ordem e conta de clientes anunciantes, na forma de percentual estabelecido pelas Normas-Padrão, calculado sobre o “Valor Negociado”, cuja recomendação normativa é que o seu valor não seja inferior à 20%.

²Receita de Mídia: Trata-se do valor referente ao desconto-padrão de agência, ou seja, aquele valor fixado pelos veículos de comunicação, com exclusividade, às agências de publicidade, não inferior a 20% sobre o valor da mídia negociada.

Agências Participantes

  • 3A WORLDWIDE LTDA EPP
  • ADAG COMUNICACAO LTDA
  • AFRICA SAO PAULO PUBLICIDADE LTDA 
  • AGENCIA MOOD DE COMUNICACAO INTEGRADA LTDA
  • AGENCIA MULTIFACE DE PROPAGANDA LTDA.
  • AGENCIACLICK MIDIA INTERATIVA S.A
  • ALMAP BBDO PUBLICIDADE E COMUNICACOES LTDA
  • ARTPLAN COMUNICACAO S/A
  • BABEL PUBLICIDADE LTDA
  • BCA PROPAGANDA LTDA
  • BETC SAO PAULO AGENCIA DE PUBLICIDADE LTDA
  • CALIA|Y2 PROPAGANDA E MARKETING LTDA
  • CCA COMUNICACAO E PROPAGANDA LTDA
  • CHEIL BRASIL COMUNICACOES LTDA
  • COMPETENCE COMUNICACAO E MARKETING LTDA.
  • CP+B - CRISPIN PORTER & BOGUSKY BRASIL PUBLICIDADE E PARTICIPACAO LTDA.
  • CPL - CENTRO DE PROPAGANDA LTDA
  • CSZ COMUNICACAO LTDA
  • DAVID BRASIL COMUNICACAO LTDA
  • DDB BRASIL PUBLICIDADE LTDA.
  • DENTSU LATIN AMERICA PROPAGANDA LTDA
  • DEZ COMUNICACAO LTDA
  • DPTO COMUNICAÇÃO LTDA
  • DPZ&T COMUNICACOES S.A.
  • E-21 AGENCIA DE MULTICOMUNICACAO LTDA
  • ESCALA COMUNICACAO & MARKETING LTDA.
  • F/ NAZCA S&S PUBLICIDADE LTDA
  • FBIZ COMUNICACAO LTDA
  • FCB BRASIL PUBLICIDADE E COMUNICACAO LTDA
  • FISCHER AMERICA COMUNICACAO TOTAL LTDA
  • FULLPACK COMUNICACAO LTDA
  • G/PAC COMUNICACAO INTEGRADA LTDA
  • GIZ PROPAGANDA E MARKETING LTDA
  • GREY PUBLICIDADE DO BRASIL LTDA.
  • HAVAS WORLDWIDE SAO PAULO COMUNICACOES LTDA
  • HEADS PROPAGANDA LTDA.
  • IDEIA 3 COMUNICACAO & EXPANSAO DE NEGOCIOS LTDA.
  • J. WALTER THOMPSON PUBLICIDADE LTDA
  • LEO BURNETT PUBLICIDADE LTDA
  • LEW’LARA \ TBWA PUBLICIDADE E PROPAGANDA LTDA
  • LINK/BAGG COMUNICACAO E PROPAGANDA LTDA
  • LUA PROPAGANDA LTDA.
  • MARIASAOPAULO AGENCIA DE PUBLICIDADE LTDA
  • MASTER PUBLICIDADE LTDA
  • MCCANN-ERICKSON PUBLICIDADE LTDA
  • MCGARRYBOWEN BRASIL COMUNICACOES S.A.
  • MOMA PROPAGANDA LTDA
  • MOMENTUM COMUNICACAO LTDA
  • MORYA COMUNICACAO E PROPAGANDA LTDA
  • MULLEN LOWE BRASIL PUBLICIDADE LTDA.
  • MULTI SOLUTION PUBLICIDADE & COMUNICACAO LTDA
  • NEOVOX COMUNICACAO EIRELI
  • NOVA/SB COMUNICACAO LTDA.
  • OBJECTIVA COMUNICACAO LTDA
  • OGILVY & MATHER BRASIL COMUNICACAO LTDA.
  • ONE DIGITAL PROPAGANDA E PUBLICIDADE LTDA
  • OPUSMULTIPLA COMUNICACAO INTEGRADA S.A.
  • PAIM & ASSOCIADOS COMUNICACAO LTDA
  • PBC COMUNICACAO LTDA
  • PERFIL 252 COMUNICACAO COMPLETA LTDA.
  • PPR PROFISSIONAIS DE PUBLICIDADE REUNIDOS S.A.
  • PROPEG COMUNICACAO S.A.
  • R.E.F. COMUNICACAO LTDA
  • RC COMUNICACAO LTDA
  • RINO PUBLICIDADE S/A
  • SOLO PROPAGANDA E MARKETING LTDA
  • TALENT MARCEL COMUNICACAO E PLANEJAMENTO LTDA.
  • TOM COMUNICACAO LTDA
  • TRIBAL PUBLICIDADE LTDA
  • W3HAUS COMUNICACAO INTERATIVA LTDA
  • WF/MOTTA COMUNICACAO, MARKETING E PUBLICIDADE LTDA
  • WIEDEN + KENNEDY BRASIL COMUNICACAO LTDA
  • WUNDERMAN BRASIL COMUNICACOES LTDA.
  • Y&R PROPAGANDA LTDA
  • ZMAIS AGENCIA DE PUBLICIDADE LTDA

Comitê Técnico CENP-Meios

O CTCM – Comitê Técnico CENP-Meios, formado por representantes de Agências, Veículos e Anunciantes, é o organismo de apoio técnico ao Conselho Executivo do CENP, relativo ao tema CENP-Meios, sendo este último o colegiado responsável pela implantação do sistema e seus desdobramentos.

AGÊNCIA
INTEGRANTE: DESDE:
Abel Reis 05/12/17
Dudu Godoy 05/12/17
Guga Valente 05/12/17
Luiz Lara 05/12/17
Paulo Sant’anna 05/12/17
Sérgio Amado 05/12/17
ANUNCIANTE
INTEGRANTE: DESDE:
Hermann Mahnke 05/12/17
Poliana Sousa 05/12/17
Roberto Gnypek 05/12/17
Silvana Balbo 05/12/17
VEÍCULO
INTEGRANTE: DESDE:
Alexandre Guerrero 14/08/18
Flávio Pestana 05/12/17
Fred Müller 05/12/17
José Maciel 05/12/17
Marcelo Duarte 14/08/18
Salles Neto (Coordenador) 05/12/17
CONVIDADO
INTEGRANTE: DESDE:
Orlando Marques 05/12/17