Cenp e Kantar projetam que publicidade brasileira movimentou R$ 64,7 bilhões
- thaianereis2
- há 3 dias
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Segunda edição da projeção, realizada a partir das bases de dados das duas empresas, estima que a compra de mídia feita via agências aumentou 12,% em 2024, na comparação com o ano anterior

Assim como no ano passado, o Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp) e a Kantar Ibope Media apresentaram a projeção dos investimentos feitos em publicidade no Brasil no ano anterior.
Os dados são extraídos a partir das bases de dados das duas empresas a respeito dos investimentos em publicidade: o Cenp-Meios, que para a análise do ano passado aferiu as informações passadas por 339 agências de publicidade, e o Data Stories – Inside Advertising, da Kantar.
Por essa projeção, o mercado publicitário brasileiro teria movimentado R$ 64,7 bilhões em compra de mídia em 2024. O número é 12,5% superior ao projetado por Cenp-Meios e Kantar em 2023, quando foi estimado que o mercado publicitário nacional teria movimentado R$ 57 bilhões em compra de mídia.
O cálculo é feito a partir da aplicação do percentual médio de desconto para cada meio, aferido pelo Painel Cenp-Meios, que para o ano de 2024 contou com a participação de 339 agências.
Esse valor é extrapolado para as mais de quatro mil agências de publicidade do Brasil que têm suas veiculações capturadas pelos sistemas da Kantar Ibope Media.
Nesse montante, contudo, não são consideradas as eventuais compras de mídia que são realizadas diretamente por anunciantes junto aos veículos, sem passar pelas agências de publicidade.
Esse relatório teve sua metodologia desenvolvida pelo consultor e professor da EAESP-FGV Marcelo Coutinho, que também é ex-diretor de serviços de análise do Ibope NetRatings e de Inteligência de Mercado do Terra-Telefônica.
As diferenças de números entre Cenp-Meios e Kantar
A projeção Cenp-Meios Kantar foi apresentada pela primeira vez no ano passado com o intuito de fornecer ao mercado publicitário uma métrica que combinasse as aferições de cada uma das empresas, que acabam trazendo resultados bem diferentes por conta das bases de dados e métodos de cálculo.
No caso do Cenp-Meios, por exemplo, o painel é composto a partir dos dados de compra de mídia informados diretamente, via sistema, das 339 agências participantes. Já a Kantar considera a estimativa dos valores negociados em compra de mídia, calibrando o investimento bruto por médios percentuais de desconto por meio.
Para efeitos comparativos, o relatório do Cenp-Meios, divulgado em março deste ano, apontou que a compra de mídia realizada pelas agências componentes do painel somou a quantia de R$ 26,3 bilhões em 2023, sendo 12,17% superior ao montante de 2023.
Já pelo Data Stories, da Kantar, os investimentos em mídia no Brasil teriam alcançado o montante de R$ 88 bilhões em 2024, valor 10% superior ao aferido pela companhia em 2023.