Investimento em publicidade chega a R$ 64,7 bi em 2024, diz estudo conjunto de Cenp e Kantar
- thaianereis2
- há 3 dias
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O cálculo que leva em consideração tanto o faturamento auferido pelo Painel Cenp-Meios, composto por 339 agências, quanto o total de anúncios feito pelas 4 mil agências do país que foram capturados pelos sistemas da Kantar Ibope Media

O mercado publicitário foi responsável por comprar R$ 64,7 bilhões em mídia no ano passado, o que representa um aumento de 12,5% em relação a 2023. O dado é proveniente de um cálculo que leva em consideração tanto o faturamento auferido pelo Painel Cenp-Meios, composto por 339 agências, quanto o total de anúncios feito pelas 4 mil agências do país que foram capturados pelos sistemas da Kantar Ibope Media.
Em março, o Cenp-Meios já havia divulgado desempenho do setor publicitário referente a 2024. Na ocasião, a entidade estimava que o mercado brasileiro tinha avançado 12,17%, para R$ 26,3 bilhões. Já os dados da Kantar Ibope Media, publicados em abril, apontavam para um crescimento de 10% no mesmo intervalo, para R$ 88 bilhões.
A metodologia do levantamento conjunto, desenvolvida pelo consultor e professor da EASESP-FGV, Marcelo Coutinho, leva em consideração que a base do Cenp-Meios é responsável por cerca de 42% do faturamento bruto da indústria no país.
"A base do Cenp é um censo do faturamento de 339 agências, que fornece o que foi investido em mídia; já a Kantar captura tudo que foi anunciado, mas não por quanto. A partir disso, é possível fazer uma projeção para a indústria como um todo", afirma Coutinho. O especialista frisa que os dados se referem a compras de espaço publicitário realizadas por agências. Os acordos dos anunciantes feitos diretamente com os veículos, sem passar, portanto, pelas agências de publicidade, não são contabilizados.
“A confiança dos anunciantes foi um fator essencial para essa retomada, assim como o papel estratégico das agências na definição de planejamentos mais eficazes”, diz a diretora de negócios da Kantar Ibope Media, Muryel Methner, em nota.
Segundo o presidente do Cenp, Luiz Lara, o resultado mostra a força das agências de publicidade na economia brasileira, mesmo em um ano marcado por algumas turbulências decorrentes do aumento dos juros e do cenário internacional.