CenpHub debate consumo de mídia, inovação e sustentabilidade na publicidade
top of page

CenpHub debate consumo de mídia, inovação e sustentabilidade na publicidade

  • thaianereis2
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

Atualizado: há 9 minutos

Pela primeira vez na capital mineira, o evento reuniu cerca de 300 profissionais para falar sobre a indústria da comunicação.


Belo Horizonte foi, pela primeira vez, palco do CenpHub, encontro que tem se consolidado por promover debates sobre os principais temas da indústria da comunicação. Realizado no Centro de Convenções CDL, o painel organizado pelo Cenp (Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário) reuniu cerca de 300 profissionais que puderam acompanhar temas importantes do mercado publicitário. Entre os principais tópicos discutidos estavam o consumo de

mídia em uma era altamente fragmentada, as transformações necessárias para promover produções inovadoras e a sustentabilidade das relações comerciais de forma ética e colaborativa.


Durante a abertura, o presidente do Cenp, Luiz Lara, enfatizou a importância de Minas Gerais para a publicidade brasileira. “É o terceiro estado mais relevante do Brasil, com um grande volume de investimento. É um polo estratégico que reúne inovação, criatividade e grandes anunciantes”, ressaltou. De acordo com o último levantamento do Cenp-Meios, os aportes em mídia no Brasil atingiram 26,3 bilhões de reais em 2024, registrando um crescimento de 12,17% em relação ao ano

anterior. Minas Gerais acumulou mais de 520 milhões de reais em publicidade, representando 2% do volume total do país.


Lara também reforçou o papel da publicidade na economia brasileira. “A publicidade é uma das indústrias de ponta da economia criativa. Ela informa, transforma a sociedade com criatividade, gera empregos e movimenta renda”, afirmou. Segundo estudo do Cenp em parceria com a Deloitte, a cada 1 real investido em mídia, outros 8,54 reais são gerados na economia. O setor ainda responde por aproximadamente 550 mil empregos e recolhe cerca de 2,5 bilhões de reais em impostos sobre salários.



O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, também esteve presente ao evento e participou da abertura. Ele destacou o papel que a comunicação na vida dele e ressaltou a importância de dialogar diretamente com a audiência para implementar políticas assertivas. “Eu trabalhei com comunicação em rádio e televisão e essa experiência me ajuda no momento de entender as dores dos cidadãos de BH,” afirmou, detalhando como adotou estratégias para conversar com o público e ser bem-sucedido em sua campanha.


Entre os painelistas estiveram profissionais como Cássio Brandão (Head de Negócios do Google), Bruno Bianchini (VP Comercial e de Marketing da Itatiaia), Lucélia Marioka (Superintendente de Comunicação da Copasa de MG), Rodrigo Kallas (CEO da Kallas Mídia OOH), Grasiela Scalione (CEO da Lápis Raro), Claudio Paim (Diretor Executivo dos Canais Globo), Marina Moura (Gerente de Marketing e Comunicação da Unimed BH), além de representantes do Cenp, como a Diretora

Executiva Regina Augusto.


O encontro contou com o apoio master de marcas como Globo, Itatiaia, Kallas Mídia, Samsung Ads e UOL, além do apoio institucional da Adobe. A mídia foi apoiada por Exame, Meio&Mensagem e PropMark e como parceiros estratégicos, Amigos do Mercado, Amirt, Fenapro e SinaproMG.


No final do evento na capital mineira, todos os participantes receberam o Pacto Cenp, um guia com boas práticas para garantir o equilíbrio e a sustentabilidade do mercado publicitário brasileiro. O documento foi criado a partir de diálogos entre diferentes atores do ecossistema publicitário — agências, veículos de comunicação, anunciantes e plataformas digitais — reforçando a importância

de relações comerciais mais justas, transparentes e colaborativas.


O CenpHub em Belo Horizonte faz parte de uma estratégia de fortalecimento das regiões pelo país. Até agora, já foram realizados encontros em São Paulo, Recife, Brasília e Porto Alegre. Este ano, além de BH, em setembro o CenpHub também estará no Ceará, em Fortaleza. O conteúdo do evento estará disponível no site e redes sociais do Cenp. www.cenp.com.br.


Fotos: Eduado Lopes / @maquinadafoto



bottom of page