Fortaleza sedia CenpHub e coloca mercado regional em destaque no debate publicitário nacional
- thaianereis2
- 9 de set.
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Pela primeira vez na capital cearense, cerca de 250 profissionais se reuniram para falar sobre a indústria da comunicação
Fortaleza recebeu, pela primeira vez, o CenpHub, encontro promovido pelo Cenp (Fórum de Autorregulamentação do Mercado Publicitário), que reuniu mais de 200 pessoas para debater os principais temas da indústria da comunicação. O evento aconteceu no auditório do edifício BS Design e discutiu consumo de mídia em um cenário altamente fragmentado, a necessidade de adaptação dos players e a sustentabilidade das relações comerciais com base em transparência, ética e colaboração.
Na abertura, a diretora-executiva do Cenp, Regina Augusto, destacou a força do mercado cearense: “o objetivo do CenpHub é dialogar com os talentos da comunicação nos mercados regionais, ampliar sua visibilidade e destacar sua importância para o desenvolvimento do setor como um todo. A publicidade se fortalece quando promove troca de informações, fomenta negócios e amplia a representatividade de todas as regiões”.
O Ceará é hoje o segundo maior mercado do Nordeste em volume de investimento em mídia, atrás apenas da Bahia. Em 2024, segundo o painel Cenp-Meios, foram movimentados R$ 262,2 milhões, um crescimento de 17,37% em relação ao ano anterior. De acordo com um estudo do Cenp em parceria com a Deloitte, cada R$ 1 investido em mídia gera R$ 8,54 na economia, além da promoção de empregos e recolhimento de impostos.
O vice-presidente do Cenp, Dudu Godoy, ressaltou que a entidade passou por uma transformação recente e hoje reúne todos os pilares do setor: “o Cenp agora é um quadripé formado por anunciantes, elos digitais, agências e veículos. Essa união é fundamental para impulsionar o mercado publicitário brasileiro”.
Já o presidente do Sinapro-CE, Evandro Colares, celebrou a realização do evento na capital cearense dizendo que “encontros como o CenpHub aproximam pessoas, geram conexões e são fundamentais para planejar o futuro em um mercado em constante evolução”.
O CenpHub Fortaleza contou com quatro painéis. O primeiro, “A agenda da transformação: como navegar em tempos incertos”, trouxe a participação de Ana Hilda Randal, Head de Marketing e Inovação da Zenir Móveis e Eletros. A executiva destacou que o investimento das marcas em publicidade deve ser 360°, integrando tecnologia e digital para mapear comportamentos e potencializar conteúdos. “O foco de toda estratégia é o consumidor”, reforçou.
No painel “Negócios, sustentabilidade e confiança”, Ana Celina Bueno, Sócia-Diretora da Acesso Comunicação, e Maria Tereza Nunes Ramos, Gerente de Marketing da Unimed Fortaleza, contaram o segredo para longas parcerias comerciais. Ana Celina, cuja agência atende a Unimed Fortaleza, explicou que “consistência, profundidade na relação com o cliente e verdade são as bases para uma boa relação.” Maria Tereza completou dizendo que “agências éticas e com profundo entendimento da marca, como a Acesso, conseguem entregar uma melhor gestão dos investimentos que a empresa faz em mídia.”
O tema parceria comercial voltou no painel “Relações sustentáveis e pacto de valor”, com Eliziane Alencar, co-CEO da Advance, e Junior Mello, diretor comercial da Normatel Home Center. Eliziane destacou que é preciso “identificar as dores do cliente para encontrar soluções possíveis e fazer das metas do negócio as mesmas metas da agência. Não é apenas entregar uma boa campanha, é dizer ‘tamo junto’ para gerar o resultado que precisa”. Junior Mello resumiu: “tudo está na transparência, na confiança, na visibilidade de como investir em publicidade a partir de métricas.”
O CenpHub Fortaleza também reuniu nomes de peso do mercado nacional, como André Scaciota (VP de Mídia da WMcCann), Marcel Rodrigues (diretor de publicidade do UOL), Jacqueline Choairy (sócia e Head Regional NE da Kallas Mídia), Lucca Rossini (Head de Vendas Brasil da Samsung Ads), Cássio Brandão (Head do Google) e Claudio Paim (diretor executivo de produtos publicitários dos canais Globo) e José Saad (Head de Insigjts da GoAd Media).
O evento contou com apoio master de Adobe, Globo, Itatiaia, Kallas Mídia, Samsung Ads e UOL. O apoio estratégico veio de Amigos do Mercado, Nosso Meio, Sinapro-Ceará e Fenapro, além do apoio de mídia de Exame, Meio & Mensagem, Propmark e Sistema Verdes Mares.
Ao final, os participantes receberam o Pacto Cenp, guia de boas práticas criado a partir do diálogo entre agências, veículos, anunciantes e plataformas digitais. O documento reforça a importância de relações comerciais mais justas, transparentes e colaborativas, fundamentais para a sustentabilidade do mercado publicitário brasileiro.
Fotos: Eduado Lopes / @maquinadafoto



















































































































































































































































































