top of page

Investimento em publicidade cresce 3,4%no 1º trimestre, diz Cenp-Meios

  • thaianereis2
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura

O mercado publicitário desacelerou em comparação com o mesmo período de 2024, quando cresceu 23,1%. A explicação é a elevada base de comparação e o aumento da taxa de juros no intervalo


O mercado publicitário cresceu no primeiro trimestre ao registrar avanço de 3,4% do investimento, para R$ 4,7 bilhões. Isso representa um acréscimo de R$ 150 milhões em relação ao mesmo intervalo do ano passado, de acordo com dados do Painel Cenp-Meios, realizado pelo Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp). Ao todo, foram coletadas informações de 316 agências de publicidade.


O desempenho da indústria publicitária superou o avanço de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto, o mercado publicitário desacelerou em comparação com o mesmo período de 2024, quando cresceu 23,1%, conforme dados do Cenp-Meios.


"No ano passado, tivemos crescimento recorde, o que faz com que a base de comparação fosse muito maior. Ou seja, crescemos em cima de um resultado muito positivo", afirma o presidente do Cenp, Luiz Lara. "O percentual também é um sintoma de que este ano está mais difícil, pois não teremos grandes eventos como a Olimpíada em 2024", acrescenta.


O executivo diz ainda que também pesa no cálculo o aumento da taxa básica de juros. No primeiro trimestre de 2024, a Selic estava em 10,75%, enquanto em março de 2025 chegou a 14,25%, de acordo com dados do Banco Central.


O levantamento do Cenp-Meios considera os pedidos de inserção (PIs) executados pelos veículos e organizados por meio, período, Estado e região, sem acesso a informações de clientes ou veículos específicos. O destaque no primeiro trimestre foi a televisão que respondeu por 46,5% dos investimentos em mídia, seguida pela internet com 36,5%. Já a mídia externa foi responsável por 11,8% do total, enquanto a rádio foi por 3,6%.


Perguntado se a expectativa da indústria de publicidade é alcançar crescimento de dois dígitos -- como foi em 2024 --, Lara diz que não sabe. "A base de comparação é muito elevada, mas o fato de crescer já mostra a resiliência do setor."


O executivo acrescenta que a mídia -- e os anunciantes -- estão se pautando cada vez mais por grandes eventos. Para este ano, a novidade é a Copa do Mundo de Clubes da Fifa, que acontece entre 15 de junho e 13 de julho. "O futebol feminino também se transformou em um grande produto e tem lotado estádios", observou.



Luiz Lara, do Cenp: O ano está mais difícil, pois não teremos grandes eventos como a Olimpíada em 2024 — Foto: Silvia Costanti/Valor
Luiz Lara, do Cenp: O ano está mais difícil, pois não teremos grandes eventos como a Olimpíada em 2024 — Foto: Silvia Costanti/Valor

bottom of page