Investimento em publicidade no mercado brasileiro cresce 12,17% em 2024, de acordo com painel Cenp-Meios
- thaianereis2
- 27 de mar.
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São Paulo, março de 2025 – Em 2024, os investimentos do mercado brasileiro em mídia atingiram 26,3 bilhões de reais – um avanço de 12,17% na comparação com o ano anterior. Os dados fazem parte da pesquisa Cenp-Meios, do Cenp, Fórum de Autorregulamentação do Mercado Publicitário. O desempenho reflete a confiança de empresas e organizações de todo o país na publicidade como ferramenta de impulsionamento do consumo e da economia e de fortalecimento das marcas.
Os dados compilados pelo Cenp-Meios referem-se aos espaços publicitários efetivamente comprados por 339 agências de todo o país ao longo de 2024. (No ano passado, 336 agências participaram da pesquisa.) São dados dos PIs (Pedido de Inserção), executados pelos veículos e consolidados por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo.
Uma série de fatores contribuiu para um crescimento dos investimentos publicitários em ritmo quase quatro vezes superior ao do PIB: a chegada de novos anunciantes estrangeiros, com destaque para as montadoras de automóveis chinesas, os Jogos Olímpicos de Paris e o fato de 2024 ter sido um ano eleitoral. As datas estratégicas do varejo – Black Friday e Natal também contribuíram para este resultado. No ano, as veiculações nacionais responderam por 68,2% do total investido. A região Sudeste concentrou 19,6%, seguida pelo Nordeste, com 4,6%, Sul (3,6%), Centro-oeste (2,8%) e Norte (1,1%).
"O crescimento das verbas publicitárias em 2024 mostra, mais uma vez, a vitalidade da nossa indústria e o papel estratégico da publicidade como propulsora do crescimento do país. Trata-se de um setor que impulsiona uma cadeia de diversos outros segmentos, gera milhares de empregos e estimula o consumo, o que reforça a confiança das empresas em investir para se conectar com os consumidores", diz Luiz Lara, presidente do Cenp. “É um setor resiliente e dinâmico, que se reinventa no ritmo das mudanças do mercado e da sociedade.”
Em seu oitavo ano de realização, o Cenp-Meios foi monitorado pelo Núcleo de Qualificação Técnica - NQT, organismo estatutário especializado no setor de pesquisa, mídia, circulação e métricas, composto por representantes de Anunciantes, Agências, Elos Digitais e Veículos de Comunicação. O Cenp-Meios contou ainda com a aferição da KPMG, responsável pela análise de integridade e pela segurança do sistema.
A os números do ano de 2024 no link: https://www.cenp.com.br/cenp-meios-relatorios/painel-janeiro-a-dezembro-2024
Sobre o Cenp
Criado em 1998, o Cenp – Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário - tem como propósito zelar pelas relações ético-comerciais do mercado publicitário. Para isso, reúne as principais entidades que compõem o ecossistema da publicidade com representantes de anunciantes, agências de publicidade, elos digitais e veículos de comunicação. É parte de sua concepção ser um emulador de boas práticas e um centro de discussões, funcionando como um indutor e catalisador de ideias, dados e conceitos que valorizem a atividade e promovam o desenvolvimento do setor.
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