top of page

Kantar IBOPE Media e Cenp apresentam “Sotaques De Midia Brasil”

Relatório aborda as diferenças e semelhanças no relacionamento entre mídias e consumidores nas diferentes regiões do Brasil


São Paulo, 27 de abril de 2023 - A Kantar IBOPE Media e o Cenp – Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário, apresentaram os resultados do estudo “Sotaques de Mídia Brasil”, sobre a diversidade do consumo de conteúdos no Brasil e seu reflexo nas estratégias de comunicação.

“É cada vez mais importante que profissionais de agências, veículos e anunciantes entendam as diferenças regionais no consumo de conteúdo. Existe potencial de negócio em todas as regiões, mas para isso é necessário ir além, compreendendo o comportamento do consumidor em cada mercado, em especial as diversas formas de conexões com as mídias”, diz Giovana Alcantara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media.

O estudo mostra que o consumo médio de TV linear (TV Aberta e Tv Paga) é de mais de 4 horas de programação em cada uma das cinco regiões. Em alguns mercados, este consumo supera 5 horas, chegando a 5h30 no Sudeste; Os cariocas, em especial, dedicam-se mais de 6 horas diárias para a TV Linear. Em paralelo à força da TV linear, os serviços de vídeo online vêm ressignificando a relação com o aparelho de TV em todas as regiões. Para mais de 40% dos brasileiros os serviços de streaming mudaram sua relação com a TV, no Nordeste esse índice sobre para 47%. E quase 60% dos lares brasileiros já possuem TV Conectada.

Já rádio é consumido por cerca de 80% da população em todas as regiões, com uma média de consumo de mais de 3 horas diárias. No Sudeste, o consumo chega a 4 horas de média diária. Mais de 30% confirmam que escutaram rádio também por meio de plataformas online, quase 40% na região Centro Oeste e no Nordeste.

Sobre o consumo de jornais e revistas, considerando online e papel, é possível analisar o quão híbrido é o comportamento dos brasileiros, sendo que os formatos online recebem quase 50% mais tempos entre os leitores. E o jornalismo profissional é destaque quando 75% confirmam checar notícias recebidas por meio de aplicativos de mensagens ou redes sociais.

Para o consumo de redes sociais, o estudo aponta que, em média, o brasileiro passa 3h19 nas redes, consumindo e compartilhando os mais diversos conteúdos. A região Nordeste está um pouco acima desta média, com 3h28. Já a região Sul está abaixo, com 2h56.

“Não adianta ser pasteurizada, a tecnologia está aí para ajudar nessa individualidade, é preciso usar uma linguagem próxima e que se comunique com essas diferentes comunidades. As pessoas falam o mesmo idioma, mas se comunicam de maneiras diferentes.” diz Adriana Machado, da Tom Comunicação. Opinião similar à de Marcio Callage, CMO, da Vulcabras “É preciso de relevância e legitimidade para conseguir reter a atenção desse consumidor”.

Regina Augusto, diretora executiva do Cenp, ratifica: “Não temos dúvidas do valor da comunicação e da publicidade regional, sua força e, principalmente, sua pertinência para compreender hábitos, comportamentos e tendências. Somente no Cenp temos 1.153 agências certificadas, de todos os portes e representantes de todos os lugares do País, esse volume já é um termômetro de como esse olhar regional tem potencial”.

O CenpTalks “Sotaques de Mídia Brasil” é um co-branding Kantar IBOPE Media e faz parte das iniciativas que celebram os 25 anos do Cenp. O projeto conta com o apoio de Globo, Grupo Record, Samsung Ads e SBT. O “Sotaques de Mídia Brasil” reuniu dados de três verticais da Kantar IBOPE Media, Audience Measurement, Consumer Intelligence e Advertising Intelligence, monitorados entre janeiro e dezembro de 2022.

Veja, aqui, o estudo completo: https://mailchi.mp/cenp/cenp-talks


SOBRE A Kantar IBOPE Media

A Kantar IBOPE Media faz parte da Kantar Media, líder global em dados, insights e consultoria. Oferecemos as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a melhor tomada de decisão. Acesse www.kantaribopemedia.com para mais informações.


SOBRE O CENP

Criado em 1998, o Cenp – Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário - tem como propósito zelar pelas relações ético-comerciais do mercado publicitário. Para isso, reúne as principais entidades que compõem o ecossistema da publicidade com representantes de anunciantes, agências de publicidade, elos digitais e veículos de comunicação. É parte de sua concepção ser um emulador de boas práticas e um centro de discussões, funcionando como um indutor e catalizador de ideias, dados e conceitos que valorizem a atividade e promovam o desenvolvimento do setor.

Comentários


bottom of page