Minas Gerais se firma como 3º maior mercado publicitário do país
- thaianereis2
- há 4 dias
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Setor movimentou R$ 26,3 bilhões no Brasil e R$ 526 milhões no Estado; tendência é de nova alta em 2025, apesar dos juros e do cenário econômico desafiador

Levantamento do Cenp – Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário, mostrou que o mercado publicitário brasileiro segue em crescimento. Em 2024, as 339 agências que integram o Painel Cenp-Meios movimentaram R$ 26,3 bilhões, representando, assim, um crescimento de 12,17% frente a 2023. Para este ano, a tendência é de nova alta, mas, menor que a de 2024. Minas Gerais tem papel relevante no setor, sendo o terceiro maior mercado, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
Ao longo de 2024, o mercado publicitário mineiro foi responsável pela movimentação de R$ 526 milhões em publicidade, representando 2% do volume total investido no País e avançando 1,15% sobre 2023. Segundo o presidente do Cenp, Luiz Lara, no ano passado, durante o Festival de Criatividade de Cannes – considerado o Oscar da publicidade -, o Brasil foi o segundo país mais premiado, o que mostra o grande potencial do setor.
“A publicidade é a indústria de ponta da economia criativa. A publicidade brasileira é uma das mais premiadas e Minas Gerais é um estado onde existe talento criativo. Em 2024, a publicidade brasileira movimentou R$ 26,3 bilhões e Minas Gerais R$ 520 milhões. É importante considerar que este valor é autorizado por agências locais, o Cenp-Meios não retrata o investimento total em publicidade no País. Isso significa que o ecossistema publicitário mineiro é o terceiro mais relevante do Brasil”.
Conforme Lara, a publicidade, como atividade econômica, é muito relevante, isso porque, a cada R$ 1 investido, voltam para a economia R$ 8,55. “Publicidade gera riquezas, empregos, impostos e faz toda a economia girar. A atividade movimenta outras indústrias e faz as marcas terem uma percepção de valor muito maior que a etiqueta de preço”.
Apesar do cenário econômico atual, com destaque para alta dos juros, o que inibe investimentos, as estimativas em relação ao desempenho do setor publicitário são positivas. Para Lara, o setor apresentará novo crescimento em 2025, mas a tendência é que o índice seja menor que o visto em 2024.
“Em 2024, o mercado publicitário foi muito favorecido pelas Olimpíadas, conseguimos crescer 12,7%, quatro vezes o crescimento do PIB nacional. Esse ano, não será fácil repetir o resultado, mas estamos otimistas. Apesar dos juros altos, das previsões econômicas e de uma expectativa de crescimento menor do PIB que em 2024, tivemos um primeiro trimestre positivo e ativo. Com a fragmentação da mídia e a jornada do consumidor, nenhuma empresa pode deixar de anunciar, o que vai permitir um bom desempenho”.
Cenp debate mercado publicitário em Belo Horizonte
Para manter o setor ativo e atualizado, pela primeira vez, o Cenp realizou, em Belo Horizonte, o CenpHub. O evento, que aconteceu dia 7 de maio, discutiu o mercado publicitário em Minas Gerais e reuniu representantes de anunciantes, veículos de comunicação, agências e elos digitais para fomentar boas práticas na indústria da comunicação. As edições anteriores aconteceram em São Paulo, Recife, Brasília e Porto Alegre.
O objetivo do CenpHub, que em Belo Horizonte recebeu mais de 350 inscrições, é promover a importância das relações comerciais sustentáveis, tema central do Pacto Cenp, um guia de boas práticas, inovação e desenvolvimento de negócios responsáveis e equilibradas que norteiam o setor como um todo. Entre os temas abordados no encontro estavam: consumo de mídia na era da hiperfragmentação; negócios, sustentabilidade e confiança e relações sustentáveis e pacto de valor.
Fonte da matéria original: https://diariodocomercio.com.br/negocios/mercado-publicitario-crescera-em-2025-porem-em-ritmo-mais-lento/