Painel 2018 - Jan a Dez - 78 Agências
INVESTIMENTOS EM MÍDIA¹, REALIZADOS POR 78 AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE², POR MEIO DE COMUNICAÇÃO
ATUALIZADO EM AGOSTO/2021³
JAN - DEZ/2018
CINEMA
48.907
13.311
0,3%
$
R$
INTERNET⁵
2.921.329
792.722
17,7%
$
R$
JORNAL⁵
395.640
109.130
2,4%
$
R$
OOH/MÍDIA EXTERIOR⁵
1.391.865
379.611
8,4%
$
R$
RÁDIO
659.877
181.392
4,0%
$
R$
REVISTA⁵
256.574
70.196
1,6%
$
R$
MEIO
Valor Faturado 4
(000)
USD 8
(000)
Share (%)
Total
R$
$
16.541.199
4.509.454
Gráfico - Todos os meios
Gráfico - Meio internet ⁵
INVESTIMENTOS EM MÍDIA¹, REALIZADOS POR 78 AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE², POR REGIÕES
REGIÕES
Total
R$
$
16.541.198
4.509.456
311.550
85.091
1,9%
R$
Centro Oeste
694.463
190.847
4,2%
R$
Nordeste
135.766
37.172
0,8%
R$
Norte
4.185.329
1.144.132
25,3%
R$
Sudeste
767.384
209.544
4,6%
R$
Sul
10.446.706
2.842.670
63,2%
R$
Mercado Nacional
REGIÃO
Valor Faturado 4
(000)
USD 8
(000)
Share (%)
Gráfico - Regiões
INVESTIMENTOS EM MÍDIA¹, REALIZADOS POR 78 AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE², POR MEIO E REGIÃO⁹
JAN - DEZ/2018
REGIÕES
SUDESTE
SUL
MERCADO NACIONAL 6
MEIO
USD 8
(000)
Share (%)
Valor Faturado 4
(000)
Valor Faturado 4
(000)
Valor Faturado 4
(000)
USD 8
(000)
USD 8
(000)
Share (%)
Share (%)
Total
R$
$
4.185.330
1.144.131
767.383
R$
209.543
$
10.446.708
R$
2.842.671
$
JAN - DEZ/2018
REGIÕES
CENTRO-OESTE
NORDESTE
NORTE
MEIO
USD 8
(000)
Share (%)
Valor Faturado 4
(000)
Valor Faturado 4
(000)
Valor Faturado 4
(000)
USD 8
(000)
USD 8
(000)
Share (%)
Share (%)
Total
R$
$
311.549
85.090
694.463
R$
190.846
$
135.766
R$
37.173
$
INVESTIMENTOS EM MÍDIA¹, REALIZADOS POR 78 AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE², POR ESTADO⁸
ESTADO
Valor Faturado 4
(000)
USD 8
(000)
Share (%)
ACRE
3.596
985
0,02%
$
R$
ALAGOAS
24.530
6.708
0,15%
$
R$
AMAPÁ
3.748
1.057
0,02%
$
R$
AMAZONAS
67.220
18.282
0,41%
$
R$
BAHIA
250.189
69.238
1,51%
$
R$
CEARÁ
122.021
33.364
0,74%
$
R$
DISTRITO FEDERAL
164.389
44.984
0,99%
$
R$
ESPÍRITO SANTO
31.056
8.449
0,19%
$
R$
GOIÁS
81.167
22.099
0,49%
$
R$
MARANHÃO
24.138
6.566
0,15%
$
R$
MATO GROSSO
31.518
8.598
0,19%
$
R$
MATO GROSSO DO SUL
34.476
9.411
0,21%
$
R$
MINAS GERAIS
353.089
96.431
2,13%
$
R$
PARÁ
42.428
11.734
0,26%
$
R$
PARAÍBA
31.039
8.505
0,19%
$
R$
PARANÁ
323.696
88.461
1,96%
$
R$
PERNAMBUCO
169.734
46.499
1,03%
$
R$
PIAUÍ
18.193
4.990
0,11%
$
R$
RIO DE JANEIRO
1.026.306
280.305
6,20%
$
R$
RIO GRANDE DO NORTE
31.849
8.693
0,19%
$
R$
RIO GRANDE DO SUL
325.503
88.650
1,97%
$
R$
RONDÔNIA
6.124
1.680
0,04%
$
R$
RORAIMA
6.394
1.734
0,04%
$
R$
SANTA CATARINA
118.184
32.433
0,71%
$
R$
SÃO PAULO
2.774.878
758.946
16,78%
$
R$
SERGIPE
22.770
6.283
0,14%
$
R$
TOCANTINS
6.256
1.701
0,04%
$
R$
MERCADO NACIONAL
10.446.707
2.842.670
63,16%
$
R$
Total
R$
$
16.541.198
4.509.456
JAN - DEZ/2018
Fonte
CENP-Meios é um sistema do CENP - Conselho Executivo das Normas-Padrão que totaliza metadados referentes a compras de mídia realizadas e veiculadas por agências certificadas por ordem e conta de clientes-anunciantes. Os valores são totalizados e agregados por período e meio (apresentados nesta publicação em ordem alfabética), não sendo obtidos pelo sistema quaisquer dados reais negociados individualmente em cada transação.
Notas gerais:
***Os valores totalizados são apresentados em milhares e podem apresentar discreta variação.
¹Investimento em Mídia refere-se aos valores Faturados pelos veículos. Para se obter o investimento total realizado pelos anunciantes basta acrescentar o valor referente ao desconto-padrão (20%) multiplicando por 1,25.
²Conheça as Agências participantes do sistema CENP-Meios - “PAINEL 2018 – JAN A DEZ – 78 AGÊNCIAS”.
³Dados divulgados em abril 2019 e atualizados em agosto de 2021.
⁴Valor Faturado é a remuneração do Veículo de Comunicação, resultado da diferença entre o “Valor Negociado*” e o “Desconto-Padrão**”.
*Valor Negociado é o valor fixado na lista pública de preços dos Veículos de Comunicação, deduzidos os descontos comerciais.
**Desconto-Padrão de Agência ou simplesmente Desconto-Padrão é a remuneração da Agência de Publicidade pela concepção, execução e distribuição de propaganda, por ordem e conta de clientes anunciantes, na forma de percentual estabelecido pelas Normas-Padrão, calculado sobre o “Valor Negociado”, cuja recomendação é que o seu valor não seja inferior à 20%.
⁵Os dados dos meios Jornal, Revista e TV por Assinatura ainda não incluem as veiculações nas demais plataformas daqueles meios, pois esta deliberação ocorreu em maio/2018. Considerando os esclarecimentos prestados no item 14 do “Perguntas e Respostas”, bem como as implementações tecnológicas que foram finalizadas em agosto/2018, o CENP-Meios passou a receber os dados consolidados naqueles meios a partir do 2.º semestre 2018.
⁶Mercado Nacional: refere-se às veiculações em tempo e/ou espaço simultâneo, em todas as praças de abrangência do veículo de comunicação, não se confundindo com a consolidação dos resultados por praça ou região. O mercado nacional pode ser considerado como mais uma região.
⁷Neste painel são 78 Agências dos grupos 1, 2 e 3 (conforme Anexo “A”), que possuem condições técnicas necessárias para implementação, com suporte das empresas de software, AdSolutions, Publi, VBS e Microuniverso.
⁸Estados: informação divulgada em agosto/2020.
⁹Meios e Regiões: informação divulgada em outubro/2020.
¹⁰Cotação do dólar comercial de venda do último dia de cada mês totalizado, fornecido pelo Banco Central, de forma que o painel anual deverá contemplar a soma dos valores em dólar das parciais.
A agência Fischer América Comunicação Total Ltda. participa apenas com dados do 1º Semestre/2018.
A divulgação dos dados do CENP-Meios, por qualquer meio, deve ser acompanhada das informações de Fonte e Notas Gerais em sua íntegra, permitindo o correto entendimento, ou alternativa e necessariamente com as informações: do período, do total de agências que compõem o painel, que os valores apresentados são os faturados (recebidos pelos veículos, sem o desconto-padrão), e que os dados são obtidos a partir da declaração das agências. Em qualquer dos casos, é necessária publicação do endereço eletrônico www.cenp.com.br.
O CENP não validará e não se responsabilizará por dados projetados por seus associados ou quaisquer terceiros, de modo que estes deverão mencionar claramente em fonte que a base do dado utilizado é do CENP-Meios, e que sua projeção é de total e exclusiva responsabilidade do divulgador do dado.
Caso o CENP tome conhecimento do descumprimento de quaisquer dessas disposições, poderá notificar o divulgador sobre a incorreção cometida. Caso o divulgador, ainda que notificado, mantenha a prática de forma repetida, ou inicie a prática de novas ações equivocadas, será comunicado o fato ao mercado pelos meios que o Departamento Jurídico CENP entender adequados e necessários.
78 AGÊNCIAS PARTICIPANTES – PAINEL 2018⁷
3A WORLDWIDE LTDA EPP
ADAG COMUNICACAO LTDA
AFRICA SAO PAULO PUBLICIDADE LTDA
AGENCIA MOOD DE COMUNICACAO INTEGRADA LTDA
AGENCIA MULTIFACE DE PROPAGANDA LTDA.
AGENCIACLICK MIDIA INTERATIVA S.A
ALMAP BBDO PUBLICIDADE E COMUNICACOES LTDA
ARTPLAN COMUNICACAO S/A
BABEL PUBLICIDADE LTDA
BCA PROPAGANDA LTDA
BETC SAO PAULO AGENCIA DE PUBLICIDADE LTDA
CALIA|Y2 PROPAGANDA E MARKETING LTDA
CCA COMUNICACAO E PROPAGANDA LTDA
CHEIL BRASIL COMUNICACOES LTDA
COMPETENCE COMUNICACAO E MARKETING LTDA.
CP+B - CRISPIN PORTER & BOGUSKY BRASIL PUBLICIDADE E PARTICIPACAO LTDA.
CPL - CENTRO DE PROPAGANDA LTDA
CSZ COMUNICACAO LTDA
CUBOCC PUBLICIDADE LTDA.
DAVID BRASIL COMUNICACAO LTDA
DDB BRASIL PUBLICIDADE LTDA.
DENTSU LATIN AMERICA PROPAGANDA LTDA
DEZ COMUNICACAO LTDA
DPTO COMUNICAÇÃO LTDA
DPZ&T COMUNICACOES S.A.
E-21 AGENCIA DE MULTICOMUNICACAO LTDA
ESCALA COMUNICACAO & MARKETING LTDA.
F/ NAZCA S&S PUBLICIDADE LTDA
FBIZ COMUNICACAO LTDA
FCB BRASIL PUBLICIDADE E COMUNICACAO LTDA
I. PARTICIPAÇÃO APENAS COM DADOS DO 1º SEMESTRE
FULLPACK COMUNICACAO LTDA
G/PAC COMUNICACAO INTEGRADA LTDA
GIZ PROPAGANDA E MARKETING LTDA
GREY PUBLICIDADE DO BRASIL LTDA.
HAVAS WORLDWIDE SAO PAULO COMUNICACOES LTDA
HEADS PROPAGANDA LTDA.
IDEIA 3 COMUNICACAO & EXPANSAO DE NEGOCIOS LTDA.
J. WALTER THOMPSON PUBLICIDADE LTDA
LEO BURNETT NEO COMUNICAÇÃO LTDA
LEW’LARA \ TBWA PUBLICIDADE E PROPAGANDA LTDA
LINK/BAGG COMUNICACAO E PROPAGANDA LTDA
LUA PROPAGANDA LTDA.
M&C SAATCHI F&Q BRASIL COMUNICACAO LTDA
MARIASAOPAULO AGENCIA DE PUBLICIDADE LTDA
MASTER PUBLICIDADE LTDA
MCCANN-ERICKSON PUBLICIDADE LTDA
MCGARRYBOWEN BRASIL COMUNICACOES S.A.
MENE E PORTELLA PUBLICIDADE LTDA
MOMA PROPAGANDA LTDA
MOMENTUM COMUNICACAO LTDA
MORYA COMUNICACAO E PROPAGANDA LTDA
MULLEN LOWE BRASIL PUBLICIDADE LTDA.
MULTI SOLUTION PUBLICIDADE & COMUNICACAO LTDA
NEOVOX COMUNICACAO EIRELI
NOVA/SB COMUNICACAO LTDA.
OBJECTIVA COMUNICACAO LTDA
OGILVY & MATHER BRASIL COMUNICACAO LTDA.
ONE DIGITAL PROPAGANDA E PUBLICIDADE LTDA
OPUSMULTIPLA COMUNICACAO INTEGRADA S.A.
PAIM & ASSOCIADOS COMUNICACAO LTDA
PBC COMUNICACAO LTDA
PERFIL 252 COMUNICACAO COMPLETA LTDA.
PPR PROFISSIONAIS DE PUBLICIDADE REUNIDOS S.A.
PROPEG COMUNICACAO S.A.
R.E.F. COMUNICACAO LTDA
RC COMUNICACAO LTDA
RINO PUBLICIDADE S/A
SOLO PROPAGANDA E MARKETING LTDA
TALENT MARCEL COMUNICACAO E PLANEJAMENTO LTDA.
TOM COMUNICACAO LTDA
TRIBAL PUBLICIDADE LTDA
W3HAUS COMUNICACAO INTERATIVA LTDA
WF/MOTTA COMUNICACAO, MARKETING E PUBLICIDADE LTDA
WIEDEN + KENNEDY BRASIL COMUNICACAO LTDA
WUNDERMAN BRASIL COMUNICACOES LTDA.
Y&R PROPAGANDA LTDA
ZMAIS AGENCIA DE PUBLICIDADE LTDA
I. PARTICIPAÇÃO APENAS COM DADOS DO 1º SEMESTRE